Bem-vindo à Internet

Editoras lançam novos títulos para internautas
Jornal do Brasil, 11.2.1997
Mariana Timóteo da Costa

A Internet veio para ficar. E a prova disso está na enxurrada de publicações que as editoras lançam no mercado sobre o tema. Livros que tratam desde como ter acesso à rede até como fazer home pages elaboradas vêm recebendo um tratamento especial nos últimos tempos. Dois dos mais completos deles estão na coleção Dominando 110%, da Brasport Livros e Multimídia. Os mais leigos no assunto devem começar pela publicação de Denise Del Re Filippo e Alexandre Sztajnberg Bem-Vindo à Internet. Depois, dê uma conferida no livro de Cleuton Sampaio Web avançada. Eles valem a pena e custam cerca de R$ 36.

Em Bem-Vindo à Internet, o candidato a internauta recebe todas as curiosidades mastigadinhas da mãos dos autores (professores da PUC-Rio), que ajudaram a introduzir a grande rede na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Partindo do princípio de que a informática, incluindo o conhecimento básico de editores de texto e planilhas eletrônicas, já faz parte da vida das pessoas no mundo moderno, o livro explica os caminhos percorridos pela Internet até os dias de hoje.

O objetivo de Denise e Alexandre é dar ao leitor as ferramentas básicas para enfrentar de igual para igual os mistérios da Internet. O mais legal é que, no fim do livro, o leitor até acredita que eles não são tão grandes e assustadores assim.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira apresentam-se um histórico e a organização da Internet, aliados a alguns conhecimentos técnicos sobre a estrutura da rede, backbones e servidores. Fundamental para entender o que a Internet pode fazer por você e como ela funciona.

Na segunda parte, a maior delas e mais importante, é a hora dos serviços. Ou seja, detalhes do que está disponível e como ter acesso às diferentes funções da rede. Através das páginas você pode, por exemplo, aprender como ultilizar o correio eletrônico, como navegar nas home pages e transferir dados para o computador.

A terceira parte aborda tópicos de interesse geral sobre segurança, privacidade e organizações criadas para desenvolver, criticar e discutir as vantagens e desvantagens deste novo meio de comunicação, com uma linguagem mais simples e rápida, que vem conquistando adeptos em todo o mundo. Na última parte do livro está a Internet no Brasil. Como ela surgiu, como foi sua transição do mundo acadêmico para os planos comercial e doméstico. Capítulos que só poderiam ser escritos por quem freqüenta o ambiente universitário.

A primeira frase do livro Web avançada, do autor Cleuton Sampaio, (consultor em informática e especialista em programação na Internet) é "Imagine se não existissem países", de John Lennon. O que está cada vez mais próximo de nós, hoje, com o advento da Internet é o assunto do livro, destinado a internautas iniciados. Como obter cada programa, como ultilizar a linguagem Java, otimizar o trabalho com os scripts e elaborar home pages são alguns dos tópicos, que vêm em uma linguagem didática e recheados de ilustrações.

O mais interessante da publicação é, no entanto, a análise que o autor faz do Microsoft Explorer 3.0 e Netscape Navigator 3.0, as duas plataformas mais utilizadas para o acesso à World Wide Web. Fundamental para quem já trabalha com uma delas ou está na dúvida sobre qual escolher.

Volta à página inicial